Ndalatando – Manada de elefantes estão a destruir campos agrícolas nas áreas da Bera Alta e Zenza Mucumbi, no município da Cerca, província do Cuanza-Norte.
Os elefantes, que andam em grupos (manada) , quatro, cinco ou seis, estão a destruir várias culturas, sobretudo, bananais, palmares, milheiros e mandioqueiras.
De acordo com camponeses, esta invasão é frequente e há relatos de morte de algumas pessoas atacadas pelos mamíferos.
A população, maioritariamente camponesa, solicita o apoio das autoridades para encaminhar os animais para o parque da Kissama, de onde terão saído.
De acordo com a população, face o nível de destruição das lavras, a região está a passar por dificuldades alimentares, porque tem a actividade agrícola como principal meio de subsistência.
Contactado pela imprensa, o chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), Simão Jorge, informou que a instituição está a trabalhar como outros organismos para retirar os animais da região.
No entanto, aconselhou a população a tomar precauções com a construção de colmeias e de valas de dois os mais metros ao redor das lavras ou no caminho para as mesmas, porque, como explicou, os elefantes têm dificuldades em saltar.
A invasão de campos agrícolas por elefantes também tem sido frequente no município de Massangano.
ANGOP