BEIJING (Reuters) – Os preços do minério de ferro caíram nesta quinta-feira, com os investidores avaliando as perspectivas de enfraquecimento da demanda em meio a novas expectativas de cortes na produção de aço bruto na China, principal consumidor.
O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE), na China, encerrou as negociações diurnas com queda de 2,73%, a 693,5 iuanes (US$95,82) a tonelada métrica, seu valor mais baixo desde 11 de abril devido a expectativa de corte da produção de aço no país.
O minério de ferro de referência para junho na Bolsa de Cingapura também operava em baixa.
“São principalmente as expectativas retomadas de cortes na produção de aço que estão influenciando o movimento do mercado, com a queda de preços dos ingredientes de fabricação de aço mais dramática do que a do aço”, disse Zhuo Guiqiu, analista da corretora Jinrui Futures.
As autoridades relevantes estão avançando ativamente no controle da produção nacional de aço bruto, disse a Associação de Ferro e Aço da China, apoiada pelo Estado, em uma nota nesta semana.
Em março, a China divulgou um plano para reestruturar sua gigantesca indústria siderúrgica por meio de cortes na produção, sem detalhar o prazo e a escala.
“Essa declaração da associação siderúrgica reforçou essas expectativas (de corte na produção de aço). Além disso, a produção de metal quente deve atingir um pico em breve”, disse Zhuo, da Jinrui.
A produção de metal quente, um produto de alto-forno, é normalmente usada para medir a demanda de minério de ferro.
A fraqueza do mercado de ferrosos ocorreu apesar de Pequim ter injetado uma série de estímulos monetários na quarta-feira, como parte dos esforços para amenizar os danos econômicos causados pela guerra comercial com os Estados Unidos.
Por Amy Lv e Lewis Jackson
Reuters