Ministério da Cultura apoia projectos que exaltam patriotismo

Luanda – A secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, reafirmou nesta quarta-feira, em Luanda, o apoio do Ministério da Cultura nas iniciativas que agregam educação, cultura e patriotismo no país.

A responsável do Ministério da Cultura falava na gala de premiação do concurso Kandengue Escritor, promovido pela Comissão Nacional de Angola para a UNESCO (CNU), em parceria com a Fundação Arte e Cultura.

O concurso enquadra-se no Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, assinalado hoje, 23 de Março.

Segundo a responsável, os trabalhos desenvolvidos pela UNESCO e parceiros contribui muito para a promoção de uma educação de qualidade, desenvolvimento da leitura, da escrita e da cultura nacional.

“O meu reconhecimento pela coragem de partilhar as vossas ideias, emoções e criatividade. Por isso, quero reforçar o compromisso do Ministério da Cultura em continuar a apoiar estas iniciativas”, salientou.

Conforme a responsável, os textos premiados nesta edição vão inspirar mais jovens a escreverem.

Na ocasião, o secretário permanente da UNESCO, Alexandre Costa, fez saber que a presente edição contou com estudantes do ensino primário, do I ciclo do ensino secundário e do lI ciclo do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 9 e 18 anos, nos géneros poesia, prosa, conto e redacção.

A iniciativa decorreu sob o tema “Pensar e escrever Angola, 50 anos de independência nacional”, e teve como finalidade proporcionar uma reflexão sobre os actos de cidadania e o desejo de paz na memória daqueles que tornaram Angola em nação livre.

Para o director nacional do ensino secundário e presidente do júri, Luís Venâncio, na presente edição foram contemplados nove estudantes, distribuídos em três categorias.

“Uma categoria do ensino primário, uma categoria do primeiro ciclo e uma categoria do segundo ciclo do ensino secundário, perfazendo nove prémios”, disse.

A edição teve como vencedores escritores das províncias de Malange, Cuanza-Norte, Huíla, Cunene, Bengo e Luanda, conforme Luís Venâncio.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, instituído em 1995, pela UNESCO, tem como objectivo promover a leitura, homenagear autores e reforçar a importância da protecção aos direitos autorais.

A data marca a morte de três importantes nomes da literatura, concretamente Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega.

ANGOP

Compartilhe:

Cidadãos em Malanje aderem feira de consulta jurídica gratuita

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed