Uíge – A ministra da Educação, Luísa Grilo, considerou este sábado o desporto escolar como um recurso para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas, tornando-se fundamental para a promoção da educação física no processo educativo.
Luísa Grilo teceu tais considerações na abertura dos XII Jogos Nacionais Escolares, que decorrem até ao dia 24 deste mês, no Uíge, sob o lema “ Desporto Escolar um compromisso com todos para a construção de uma cultura de inclusão e sem violência”.
Reconheceu que a competição desportiva é um exercício que apela atitudes e comportamentos que enaltecem a solidariedade, o respeito mútuo, espírito de equipa, disciplina, fair play e o fortalecimento da amizade.
Lembrou que os jogos escolares visam fomentar a prática da actividade desportiva e educativa, promove a inclusão escolar e contribui para o desenvolvimento integral do aluno na sua dimensão autónoma, democrática, participativa e estimula o pleno do exercício da cidadania.
“ É através da educação física e do desporto escolar que podemos desenvolver hábitos de convivência sã e eliminarmos o fenómeno violência”, disse, acrescentando que a escola deve ser um lugar de cultura e de paz.
A dirigente disse estar em curso acções que visam a revitalização do desporto escolar, por forma a emergir talentos para o desenvolvimento e afirmação das capacidades desportivas nas competições internas e a nível mundial.
Por sua vez, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, pediu aos estudantes para promoverem a angolanidade e o intercâmbio durante o período da competição.
Participam do evento, mais de mil atletas das 18 províncias do país, que competem nas modalidades de futebol 11, andebol, atletismo, voleibol e basquetebol.
No jogo de abertura, a selecção de futebol feminina da província do Uige, perdeu com a congénere da Huíla, por 1-0.
Por: ANGOP