Sumbe – O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, anunciou, esta quarta-feira, no Sumbe, a reabilitação, a partir do segundo semestre deste ano, do troço Gangula/Gabela, na província do Cuanza-Sul, num percurso de 90 quilómetros.
O governante, que falava à imprensa no final de uma visita de trabalho de 24 horas ao município do Sumbe, sede da província do Cuanza-Sul, adiantou que os trabalhos de reabilitação do troço Gangula/Gabela estarão a cargo das empresas Conduril e Impro-Máquinas, que integram o consórcio responsável pela empreitada.
Afirmou que o consórcio está a trabalhar na região do Longa e prepara-se para iniciar a intervenção na Estrada Nacional (EN) 240, no troço Gangula/Gabela.
Carlos Alberto dos Santos sublinhou que a estrada constitui uma via alternativa importante à EN 100, sobretudo em situações de intransitabilidade, o que torna a sua reabilitação uma prioridade.
Afirmou que as obras terão uma duração estimada de 12 meses e visam garantir maior segurança e durabilidade.
O ministro informou ainda que decorre bem a reabilitação da estrada que liga os municípios do Mussende (Cuanza-Sul) e de Cangandala (Malanje), numa extensão de 120 quilómetros, para além da construção da ponte sobre o rio Dui (Sumbe), com a conclusão prevista para este ano.
No domínio da contenção de ravinas, Carlos Alberto dos Santos referiu que estão em curso acções em várias localidades da província do Cunza-Sul, para mitigar riscos nas vias de comunicação, pontes e outras infra-estruturas públicas.
ANGOP