Cacuaco – O ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, considerou, esta quinta-feira, em Luanda, a aposta da agricultura fundamental para o combate e eliminação da pobreza nas famílias.
Ao falar na abertura do workshop de lançamento da consulta pública para a Elaboração da Estratégia Nacional de Reconversão dos Sistemas Agro-alimentares 2026-2035, o governante defendeu uma maior aposta das famílias na produção agrícola, por ser a “porta da saída” da pobreza.
“A agricultura é a base e o fundamento onde a maior parte da população africana está envolvida e encontra o sustento das suas famílias”, referiu.
Isaac dos Anjos considerou pertinente a evolução da agricultura de subsistência para a comercial, de modo a facilitar a criação de poupanças e sustento das famílias produtoras.
“É preciso que um cidadão camponês seja responsável e capaz de sustentar a sua própria família, bem como criar reservas financeiras para garantir a formação dos filhos”, frisou.
O evento analisou temas ligados à intensificação da produção sustentável de alimentos, a agro-industrialização e o comércio, bem como a necessidade de se impulsionar o investimento e o financiamento, para acelerar a transformação dos sistemas agro-alimentares.
ANGOP