Dundo – Cento e 10 escolas de campo serão implementadas nos municípios de Capenda-Camulemba e Lucapa, província da Lunda-Norte, para a formação de duas mil e 850 famílias camponesas, segundo o director local do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Catembo Camunda.
A iniciativa enquadra-se no Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial e Familiar de Angola, MOSAP 3.
Em declarações à ANGOP, esta segunda-feira, no Dundo, o director do IDA disse que no município do Lucapa estão previstas 50 escolas de campo para formar mil e 50 famílias camponesas e no de Capenda-Camulemba (60), com previsão de capacitar mil e 800 pelo MOSAP 3.
Afirmou que os formadores, um total de 17, sete para o município de Lucapa e 10 para Capenda-Camulemba, já estão a ser formados na Escola Técnica Agrária do Mona-Quimbundo, em Saurimo, província da Lunda-Sul.
Catembo Camunda realçou que o projecto, que começa a ser implementado em Maio, com o apoio do Programa Alimentar Mundial (PAM), visa a melhoria das técnicas de produção, a fim de garantir a qualidade dos produtos.
Por outro lado, frisou que está em carteira a implementação de um programa de produção de frutas nos municípios do Chitato, Lucapa e Lovua, também com o apoio do PAM.
Acrescentou que no quadro da parceria com o PAM, 100 técnicos agrónomos, agrários e veterinários, estão a ser formados no âmbito do projecto “Cadeia de Valor de Cabinda”, para garantir assistência aos camponeses no Cuango, Caungula, Capenda-Camulemba, Chitato, Cambulo e Lucapa, a partir de Junho, bem como assegurar o funcionamento da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), paralisado há quase 13 anos.
No presente ano agrícola, o IDA apoiou mil e 800 famílias, das 200 mil e 88 controladas pela instituição na província, em três municípios, nomeadamente Chitato, Lucapa e Capenda-Camulemba.
ANGOP