Mocâmedes – O aeroporto Welwitschia Mirabilis da cidade de Moçâmedes, província do Namibe, vai ter certificação para voos internacionais, a partir de 2025, anunciou o governador provincial do Namibe, Archer Mangueira.
Em declarações à imprensa este sábado, em Moçâmedes, o governador fez saber que as autoridades estão a trabalhar para que o acto concretize no período das comemorações dos 50 anos de Independência.
Disse tratar-se de um passo vital para atender à crescente procura de serviços aéreos na região e melhorar a conectividade com outras partes do mundo.
Segundo Archer Mangueira, o aeroporto internacional vai contribuir para o fomento do turismo, atraindo investidores interessados em instalar infra-estruturas de apoio à indústria turística.
“Vamos explorar as potencialidades, a localização geográfica do Namibe, para atrair investidores que dão importância ao acesso aos pontos turísticos e o aeroporto provoca procura”, ressaltou.
Acrescentou estar concluída a primeira fase do projecto de requalificação da Baía de Moçâmedes, que integra duas componentes, designadamente o terminal de contentores e porto mineraleiro.
O governador explicou que o projecto integrado da Baía de Moçâmedes vai conferir infra-estruturas modernas que vão contribuir para o desenvolvimento do Corredor do Namibe, criando valências para aumentar as exportações e ser alternativa aos portos da Namíbia.
Disse que a aposta nas infra-estruturas importantes para alavancar o desenvolvimento económico do Namibe vai ter continuidade no próximo ano, tendo destacado as obras da estrada Moçâmedes-Virei.
Para o ano 2025, o governador assegurou ainda a conclusão do projecto de construção do novo hospital provincial, a entrega da unidade de hemodiálise totalmente equipada no Ngola Kimbanda, o projecto de reabilitação das vias rodoviárias do casco urbano e a conclusão do projecto de distribuição de água de Moçâmedes.
ANGOP