Moçâmedes – As autoridades marítimas do Namibe encerraram, de Janeiro à data presente, oito oficinas que se dedicavam ao fabrico ilegal de embarcações de pesca artesanal, informou esta segunda-feira, em Moçâmedes, o capitão do porto da província, Kamata Chinhama.
Segundo o capitão, trata-se de seis oficinas instaladas em quintais, em zonas clandestinas, no município de Moçâmedes e duas no Tômbwa, cujos carpinteiros navais serão indiciados a um processo, por colocarem no mercado embarcações sem condições técnicas aprovada para navegação.
Disse que boa parte dessas embarcações tem estado envolvida em naufrágios.
Na ocasião, Kamata Chinhama anunciou a realização de acções de formação sobre matéria de segurança no mar, a serem dirigidas, no próximo ano, a armadores e outros intervenientes na actividade, para garantir a pesca sustentável e segura.
No período em referência, registaram-se 73 infracções, entre as quais falta de licença de navegabilidade, de rol de matrícula, ausência de guia de transferência do porto de base, falta de licença de pesca, uso de redes em zonas proibidas e de redes não regulamentadas.
Em consequência, foram aplicados multas no valor de seis milhões 171 mil 978 kwanzas.
ANGOP