Mocâmedes – Cinco mil milhões de kwanzas é o valor que o Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) no Namibe precisa para implementação do projecto de repovoamento florestal em toda extensão desta província, disse o chefe de departamento deste sector, Pedro Chivela.
Em declarações à ANGOP, o responsável realçou que o IDF elaborou um plano de reflorestamento da província, avaliado em cinco mil milhões de kwanzas, aguardando a sua aprovação por parte do Ministério da Agricultura e Florestas para a sua execução.
De acordo com a fonte, o plano prevê o repovoamento florestal dos cinco municípios que compõem a província, numa extensão de mil 517 hectares, com a plantação de acácia, prosopis, mutaty, cazuarinas, entre outras adaptadas ao clima desértico do Namibe.
Para o suporte deste plano, Pedro Chivela explicou que o IDF vai contar com dois viveiros, ambos com seis naves cada, sendo um em Mocâmedes e outro no Tômbwa, onde serão produzidas mais de cem mil mudas de plantas diversas.
Recordou que, durante o ano, foram produzidas um total de 144 mil mudas diversas contra 80 mil do ano anterior.
Disse que o plano visa repovoar o casco urbano e as zonas afectadas com a desmatação de árvores para o fabrico de carvão, concretamente, nos municípios da Bibala, Moçâmedes e uma parte do Camucuio.
Avançou que o repovoamento florestal vai contar com a colaboração dos munícipes, com rega e manutenção das plantas, para que as mesmas possam crescer de forma sustentável e dar outro verde na província.
ANGOP