Luanda – Dois mil e 214 passageiros das Linhas Aéreas de Angola (TAAG) embarcaram e desembarcaram no Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), na rota Luanda/Cabinda e vice-versa, durante os primeiros três dias da entrada em operação de voos, iniciada a 10 deste mês.
O presidente da Comissão Executiva da TAAG, Nelson Oliveira, anunciou que, no primeiro dia, foram transportados 850 passageiros, com a aeronave de modelo Boeing 737-700, enquanto no segundo e terceiro dias movimentaram-se 810 e 554 pessoas, respectivamente.
Em conferência de imprensa, realizada esta quarta-feira, no AIAAN, a fonte considerou “um êxito” o arranque das operações, por não se registar cancelamentos de voos, apesar de ter admitido ligeiros atrasos, enquadrados nos padrões permitidos internacionalmente.
Por seu turno, o director-geral do Operador Temporário do AIAAN, António Pombal, confirmou que algumas pessoas que viajaram para Cabinda pernoitaram no aeroporto, por descoordenação das diversas entidades do sistem interligado, uma situação que já foi corrigida.
Já o coordenador do Gabinete Operacional do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, Paulo Nóbrega, detalhou que, de 10 a 12 deste mês, pernoitaram 31 pessoas, sendo seis no primeiro dia, 15 no segundo e 10 no terceiro.
“Houve um voo que atrasou por descoordenação das diversas entidades do “ecossistema”, mas a situação foi corrigida”, clarificou.
O responsável assegurou que o Gabinete continua com o processo de adaptação dos trabalhadores à infra-estrutura, para se atingir os mais altos padrões da indústria aeronáutica.
Por outro lado, a empresa de Transporte Colectivo Urbano de Luanda (TCUL), dentro do seu plano operacional de acesso ao novo aeroporto, colocou em circulação 23 dos 35 novos autocarros semi-expresso, com 27 lugares cada, estando outros 21 na reserva.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da TCUL, Nelson Jorge, nos primeiros três dias, foram transportados três mil e 89 pessoas, entre passageiros, funcionários do ecossistema do novo aeroporto e visitantes.
Avançou que as pessoas sem possibilidades para pagar a viagem no autocarro semi-expresso, cujos preços variam entre 500 e mil kwanzas, podem recorrer aos autocarros normais de Kz 150.
Quanto à movimentação ferroviária, no Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL), que iniciou a circulação do comboio expresso da Estação do Bungo para AIAAN no dia 7 deste mês, registou-se 80 viagens que permitiram transportar perto de 500 passageiros, em 12 frequências/dia.
A propósito, o gestor do CFL, Manuel Kandakanda, afirmou que a empresa continua a mobilizar as famílias, igrejas e outros actores sociais para o combate aos frequentes apedrejamentos de que os comboios têm sofrido, apesar da segurança em toda extensão férrea.
Depois de Cabinda, onde actualmente são realizadas quatro frequências de ida e volta/dia, a TAAG projecta, para Dezembro, a incorporação das rotas da região Leste (Dundo, Saurimo e Luena) e do Soyo, prevendo, progressivamente, concluir a transferência das demais ligações domésticas e internacionais, no primeiro trimestre de 2025.
Inaugurado a 10 de Novembro de 2023, o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto está localizado no município de Icolo e Bengo e vinha operando, até então, voos de carga.
A infra-estrutura aeroportuária ocupa uma área de 75 quilómetros quadrados e conta com duas pistas paralelas, tendo a pista norte 4 200 metros de comprimento e a sul 3 800 metros, ambas com 60 metros de largura.
A infra-estrutura aeroportuária conta com serviços complementares como lojas, restaurantes, escritórios, entre outras.
ANGOP