Luanda – O novo presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Alves Simões, empossado hoje (segunda-feira), em Luanda, apontou como prioridade o desenvolvimento do futsal e futebol de praia durante o quadriénio 2024-2028.
Falando na cerimónia de tomada de posse, realizado no Museu da Moeda, na capital do país, o dirigente afirmou que a massificação, expansão e desenvolvimento destas modalidades terão mais atenção e acompanhamento.
Acrescentou que estas disciplinas desportivas representam um papel estratégico, para a dinamização e fortalecimento do futebol angolano. Explicou que, no mesmo panorama, consta o futebol feminino e o futebol comunitário, que embora existiam, o seu desenvolvimento era tímido.
Noutros assuntos a atacar com urgência, mencionou o futebol de formação feminino e masculino, referindo serem os alicerces do seu mandato. Prometeu trabalhar incondicionalmente com clubes, associações de treinadores e árbitros e outros agentes da sociedade envolvidos no processo de políticas.
“O objectivo é obtenção de estruturas sólidas e programas de desenvolvimento que permitam identificar e nutrir os talentos em todas as províncias com promoção de competições mais fortes”, disse.
Sobre a materialização da Liga, considerou ser urgente a sua implementação, para a reorganização e valorização, em função dos investimentos efectuados pelos clubes no Campeonato Nacional (Girabola), cujos lucros são zero.
No seu entender, a Liga exigirá maior responsabilidade visando equiparar-se com grandes competições africanas de clubes. Entre vários planos, referiu que a transparência será um pilar inegociável na sua vigência.
“Os recursos destinados ao futebol serão geridos com responsabilidade, garantindo que cada acção reflicta o compromisso com a ética e com os valores desportivos, para manter a confiança dos associados e entidades internacionais”, frisou.
Alves Simões substituiu no cargo Artur Almeida e Silva, a quem venceu por 128 votos, contra 114, este ano. O terceiro candidato, Norberto de Castro, obteve apenas seis.
Com um elenco composto por 30 membros, o antigo presidente do Interclube será auxiliado por oito vogais, designadamente Adão Costa, José Macaia, Manuel Silvestre, Nivaldo Fragoso, Paulo Magueijo. Constam ainda, os antigos jogadores Carlos Alonso “Kali”, Aurélio Soares e Irene Gonçalves.
A mesa da Assembleia-Geral é presidida por Francisco Neto, coadjuvado por Fernanda António (vice-presidente) e Isabel Wedeingue (secretária).
ANGOP