Luanda – A obra literária “História Geral de Angola”, da autoria do escritor e professor Armindo Gomes, foi apresentada segunda-feira, em Luanda.
O livro de 813 páginas, dividido em nove capítulos, aborda sobre a luta armada de libertação nacional, a descolonização de Angola, o impacto da independência nos aspectos económicos, sociopolítico e cultural, a toponímica do país, assim como os assentamentos migracionais primários e secundários.
Ao intervir no acto, Armindo Gomes disse que a constante procura dos professores por conteúdos sobre a história de Angola esteve na base da produção da obra.
Salientou que o livro é resultado da compilação de material nos últimos 30 anos, de modo a enriquecer o acervo bibliográfico sobre a história de Angola.
Neste sentido, disse esperar que o livro cause amplo debate escrito e oral sobre a matéria, bem como novas monografias e artigos temáticos.
Natural do Bié, Armindo Jaime Gomes é professor de Antropologia Cultural e História Geral de Angola na Academia Militar do Exército, no Lobito, província de Benguela.
É licenciado em Ciências Jurídicas (variante Direito Consuetudinário) e mestre em Ciências da Educação.
O escritor tem no mercado diversos livros, entre os quais “Os Sobas – Apontamentos etno-históricos Ovimbundu de Benguela”, “A batalha do Kwitu Kwanavale”, “Ovimbundu Pré-Coloniais” e “O Mundombe do Dombe, ou o Ndombe do mundombe”.
ANGOP