Organização espanhola traz a Angola pedagogia da escola familiar rural

Gambos – O Instituto CRIIA, uma organização espanhola de promoção do conhecimento e desenvolvimento sustentável, vai implementar, pela primeira vez em Angola, a pedagogia de escola familiar rural, no município dos Gambos, província da Huíla.

A iniciativa da organização espanhola será implementada no Centro Regional de Práticas Agro-Ecológicas (CERPA), em construção na Missão Católica de Santo António, na povoação de Tyiepepe, no município dos Gambos, a 156 quilómetros a Sul do Lubango.

Trata-se de uma pedagogia de escola familiar rural, de alternância, onde o aluno aprende na sala de aulas durante 15 dias e depois recebe tarefas, para num terreno para ensaios e pôr em prática com ajuda dos técnicos, por mais 15 dias, e depois volta à escola com o relatório do trabalho de campo, com as dificuldades e resultados, para posterior sequência do aprendizado.

Ao falar do assunto, à ANGOP, este sábado, o pároco dos Gambos, padre Jacinto Pio Wakussanga, disse que o CRIIA é a promotora da metodologia de alternância e vai trazer os currículos, pois tem uma base de dados de mais de mil livros ligados à agro-ecologia, para apoiar em termos de biblioteca os professores e os alunos.

Destacou ser uma iniciativa que conta igualmente com a parceria da empresa especialista em produção de sementes melhoradas, Jardins da Yoba, que vai apoiar na visão metodológica e técnica dos quadros seleccionados para o efeito, assim como em sementes adaptadas às alterações climáticas e outros factores.

Ressaltou ser um projecto que circunscrevia-se aos Gambos, mas por orientação dos bispos das quatro dioceses da região Sul, nomeadamente Lubango, de Ondjiva, do Namibe e a de Menongue, vai abranger a formação de jovens dessas zonas e mais tarde expandir-se para tais dioceses.

“A ideia é proporcionar às crianças e jovens uma orientação profissional prática no local, à base da metodologia da alternância, olhando para o potencial agrário local. Neste momento estamos a aprofundar as metodologias curriculares, a dar seminários para aprofundar os modelos e nos próximos dois ou três meses já teremos um projecto amadurecido para enquadrar os beneficiários que vêm de outras dioceses”, manifestou.

Salientou ser uma pedagogia a iniciar com duas turmas apenas, entre 20 a 30 alunos cada, em forma de alternância, enquanto uma está na sala, a outra estará no campo a praticar, uma formação que vai acompanhar a parte académica, iniciando com a 7ª classe até à 9ª.

O pároco dos Gambos frisou que vai ser um centro agregador de conhecimento prático e experimentação social e técnica, que ao trata-se do conhecimento aplicado, reduzirá o absentismo escolar.

Quanto as obras do CERPA, disse estar bem avançadas, explicando que a escola está a faltar a cobertura, pavimento e o apetrechamento, ao passo que as residência estão já com as paredes levantadas, faltando o convento das irmãs com o internato feminino, assim como o centro médico, cuja conclusão estão previstas para Novembro do ano em curso.

O CERPA, segundo a fonte vai dar trazer um impacto positivo em relação a qualidade na segurança e soberania alimentar e nutricional, pois a região sul é assolada pela malnutrição e parte disso é resultante de hábitos alimentares errados, causados por carência de comida de qualidade nas pessoas.

O Instituto CRIIA, com sede em Madrid, Espanha, é uma entidade independente, sem fins lucrativos, com foco técnico e de pesquisa. Visa promover modelos de desenvolvimento sustentável, com foco em pessoas e territórios, através de diversas actividades e projectos.

Para além de Espanha está em países como Portugal, Honduras, Brasil, Guatemala, Peru, Colômbia, Camarões, Moçambique, Filipinas e agora, Angola.

A organização espanhola CRIIA, é baseada na experiência de organizações e indivíduos envolvidos no desenvolvimento, na educação (especificamente no sistema de aprendizagem alternada) e na formação de jovens e adultos.

ANGOP

Compartilhe:

1º de Agosto procura anular vantagem do Petro nos play-off
Cimeira EUA-África favorece setor de diamantes em Angola

Destaques

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed