A boa exibição dos Palancas Negras em provas continentais tem reforçado e despertado o “sentimento patriótico e o orgulho nacional”, afirmaram, esta sexta-feira, no Moxico, adeptos da modalidade, após o triunfo (0-1) diante do Ghana, em partida de apuramento ao CAN2025, em Marrocos.
Numa partida cheia de emoções, em Kumasi, reduto do adversário, a Selecção Nacional obteve uma vitória apertada, conseguida no tempo extra (aos 90+3´), por intermédio de Milson, aproveitando a sobra de uma jogada fabulosa de Zito Luvumbo que rematou forte contra a defesa ghanesa, em partida referente à primeira jornada do grupo F.
O adepto André Muginga, 33 anos, vendedor de um estabelecimento comercial, considerou a partida emocionante, destacando a boa exibição e capacidade de sofrimento demonstrada pelo conjunto nacional orientado por Pedro Gonçalves.
“Mais uma vez, decidimos nos unir para transmitirmos uma corrente positiva, em prol da nossa selecção, que tem nos oferecido muitas alegrias”, disse, radiante, após anos sem seguir jogos do combinado nacional.
No mesmo local, a cidadã Julieta Domingas, de 26 anos, confessou que ficou muito “nervosa” ao longo do desafio, mas manteve a crença que os Palancas Negras sairiam vitoriosos da partida, face ao futebol e a bravura que têm vindo a demonstrar.
A interlocutora destacou a exibição dos guarda-redes Neblu, que na sua perspectiva, “foi um verdadeiro defensor da pátria”, efectuando defesas que catapultaram a confiança dos colegas dentro da quadra desportiva.
“Dormimos emocionadas, estamos de parabéns”, expressou de forma emotiva.
Já o cidadão Manuel Alfredo, professor de profissão, elogiou a leitura de jogo do seleccionador Pedro Gonçalves, ao ter lançada para o desafio Zito Luvumbu e Milson, jogadores velozes, que obrigaram a selecção de casa a recuar as linhas, “afastando jogadas perigosas na baliza do combinado nacional”.
“Desta forma, temos fé e orgulho que chegaremos a Marrocos para a disputa do CAN”, vaticinou, sem cepticismo.
Os Palancas Negras voltam em cena na próxima segunda-feira (9), quando receberem no Estádio 11 de Novembro o Sudão, com quem partilha a liderança do grupo F, ambas com três pontos.
Os sudaneses receberam e venceram o Níger, por 1-0, golo apontado por Abobaker Elisa aos 51 minutos da partida.
Por: Angop