Luanda- A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, considerou, esta sexta-feira, em Caculo Cabaça, município da Banga, província do Cuanga Norte, a educação como vector fundamental para o desenvolvimento cognitivo e para o pleno bem-estar das crianças.
Ao intervir na cerimónia de inauguração da escola de Ensino Primário N.º 408 “Maria João Pedro”, Carolina Cerqueira disse que o processo educativo de qualidade ajuda a impulsionar as crianças a construírem valores e princípios de dignidade, de respeito e de solidariedade humana.
Apelou a todos os angolanos a contribuírem para que, com responsabilidade social e iniciativas privadas, se aumente a rede escolar no país, com o intuito de se retirar inúmeras crianças da rua, fora das salas de aula, dando-lhes a oportunidade de estudarem, se formarem e contribuírem no futuro para o desenvolvimento do país.
Referência no Sistema de Ensino
A líder parlamentar, que manifestou satisfação pelo facto da escola levar o nome da sua mãe, espera que a instituição seja uma referência no sistema de ensino da província do Cuanza Norte.
Carolina Cerqueira disse ser o concretizar de um projecto em benefício das crianças da comunidade de Caculo Cabaça porque a sua mãe sempre sonhou que cada criança pudesse frequentar uma escola e estudar, para serem livres e felizes.
“Trata-se de um momento de extrema alegria e de grande comoção para todos nós, suas filhas e filho, estarmos a homenagear uma mulher que deu o melhor de si em prol das comunidades onde estava inserida”, disse.
Na oportunidade, a presidente da Assembleia Nacional deu uma aula às crianças sobre regras e estrutura de frases em língua portuguesa, a língua oficial de Angola.
Carácter de Responsabilidade Social
Por fim, a política destacou ainda o carácter de responsabilidade do Banco Internacional de Negócios (BNI) pelo patrocínio prestado para a edificação da escola no âmbito do seu programa global de parceria com o Estado no domínio da educação.
“É uma prova do empenho e do compromisso para proporcionar um serviço de ensino de qualidade em terras recônditas, em que centenas de crianças estão fora do sistema de ensino”, reforçou Carolina Cerqueira.
O governador da província do Cuanza Norte, José Diogo Gaspar, agradeceu o gesto do BNI e apelou para que acções do género se repliquem para as necessidades educacionais das comunidades.
Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração do BNI, Mário Palhares, disse que a infra-estrutura responde ao processo de inclusão e bem-estar das comunidades, promovendo a educação e ensino das crianças.
Deu a conhecer que se trata de um projecto de construção de 5 escolas em várias localidades para ampliar o acesso à educação por parte das crianças.
Com capacidade para acolher cerca de 400 alunos em dois turnos, a nova infra-estrutura foi entregue ao Ministério da Educação, reforçando a rede de ensino público na região.
O projecto, uma iniciativa de responsabilidade social do BNI, atende às necessidades educacionais da comunidade, proporcionando melhores condições para a educação das crianças e adolescentes locais.
A cerimónia contou ainda com a presença do governador da província do Cuanza Norte, José Diogo Gaspar, do secretário de Estado para o ensino primário e Pré-escolar, Francisco Pacheco, o Bispo do Cuanza Norte, Dom Almeida Ganda, familiares da homenageada e convidados.
ANGOP