CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O papa Francisco agradeceu nesta quarta-feira aos membros da equipe médica que salvaram sua vida durante uma internação hospitalar de cinco semanas devido a um caso grave de pneumonia dupla, falando baixinho, mas respirando sem oxigênio na reunião no Vaticano.
O Papa Francisco, de 88 anos, está gradualmente fazendo mais aparições públicas enquanto se recupera da maior crise de saúde em seus 12 anos de papado. Na manhã de quarta-feira, ele se reuniu com cerca de 70 médicos e funcionários do Hospital Gemelli de Roma, onde foi tratado por 38 dias.
“Obrigado por seu serviço no hospital”, disse o papa em uma voz suave e rouca. “É muito bom. Continuem assim.”
Como em sua última aparição pública, no domingo, o papa não usou oxigênio.
A equipe médica do papa pediu que ele descanse por dois meses após deixar o hospital para permitir que seu corpo se recupere completamente. Inicialmente, Francisco não foi visto depois que voltou para casa, mas agora fez várias aparições públicas breves.
Na quinta-feira, o Vaticano dará início à sua temporada mais movimentada, com pelo menos seis celebrações religiosas em quatro dias, incluindo a Páscoa, o feriado cristão mais importante, no domingo.
Ainda não se sabe o quanto o papa participará dos eventos. O Vaticano delegou cardeais seniores para liderar cada uma das celebrações no lugar do papa.
(Reportagem de Joshua McElwee)