Icolo e Bengo – O Parque Nacional da Quiçama, a 65 quilómetros da sede provincial, Icolo e Bengo, será em breve classificado como a primeira reserva da biosfera de Angola, anunciou, esta quinta-feira, a ministra do Ambiente, Ana Paula Pereira.
Segundo a ministra, a classificação do Parque da Quiçama como biosfera, cujo conceito é o conjunto de todos ecossistemas do planeta terra, está para breve. Para o efeito, está em curso um trabalho com o Ministério da Educação e com a UNESCO.
Ana Paula de Carvalho Pereira prestou esta informação à ANGOP, no final de uma reunião que manteve com o governador provincial do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, com quem abordou a questão da localização de um espaço para a construção de um Centro de Valorização de resíduos.
Conforme a ministra, o Parque tem agora melhores condições para acolher turistas, pois foram e continuam a ser feitos investimentos em infra-estruturas, meios técnicos e tecnológicos e segurança.
A responsável deu como exemplo, o repovoamento de animais, provenientes da Namíbia, com mais girafas e outras espécies a caminho, assim como já está a funcionar uma escola de fiscais ambientais, na qual foram formados recentemente, fiscais do Parque Regional do Luando que tem o santuário da Palanca Negra Gigante.
ANGOP