Petro 45 anos em busca de título continental no futebol

Luanda – O Petro de Luanda comemora hoje, terça-feira, 45 anos de existência em busca do título de campeão africano a nível do futebol, após vencer a nova Liga continental de basquetebol (BAL, sigla em inglês), em 2024.

O futebol, principal referência no clube, na presente temporada 2024/2025, não conseguiu atingir à fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de marcar presença em quatro anos consecutivos, é a única modalidade das consideradas mais competitivas sem qualquer conquista em África.

A primeira oportunidade em chegar a um título africano, aconteceu em 1997, na final da Taça CAF, com técnico brasileiro Jorge Ferreira, tendo perdido para o Esperance de Tunis, a quem havia vencido no Estádio da Cidadela, em Luanda, por 1-0, com golo de Paulo Silva, e derrotado na Tunísia, por 0-2.

Na Liga dos Campeões, em duas ocasiões, esteve nas meias-finais, com o técnico brasileiro Djalma Cavalcanti, em 2001 e 2021, com o português Alexandre Santos.

Da competição interna, os “petrolíferos” lideram isolados o número de conquistas do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola), com 17 títulos.

O emblemático clube da capital angolana, a nível do continente, soma mais de vinte títulos no andebol, das quais a Supertaças Africana, Taça dos Clubes Vencedores das Taças e Taça dos Clubes campeões, bem como dois títulos a nível do basquetebol masculino.

No clube pontificam as modalidades andebol e basquetebol (masculino), tidas como as mais competitivas e com presença regular em provas africanas, das quais apenas o futebol nunca conquistou uma prova continental.

Este ano, para saudar a data (14 de Janeiro de 1980), foi realizada a terceira edição da prova de atletismo André Kitongo, torneio de futebol sub-12, amistoso de velhas glorias, em homenagens ao falecido embaixador Hermínio Escórcio, e aos antigos guarda-redes do clube.

O atletismo, andebol masculino, ginastica, vela, hóquei em patins, voleibol e ciclismo competem regularmente nas provas nacionais e internacionais.

Figuras como Hermínio Escórcio, Armando Machado, Totoy Monteiro, Mário Fife, Vladmiro Romero, Carlos Queirós, Smica, Osvaldo Saturnino de Oliveira “Jesus”,Palmira Barbosa, Aníbal Moreira, André Kitongo, Mateus Lúcio, Botelho de Vasconcelos, António Clemente, entre outros, fazem parte da história do clube, a nível do treinamento, dirigismo e jogadores.

Já presidiram o clube, fundado em 1980, António Mangueira, Silva Neto, Cardoso Pereira, Paulo Gouveia Júnior, Mateus de Brito, e actualmente Tomás Faria.

ANGOP

Compartilhe:

Governador recomenda fim da crise de dois anos sem liderança no Reino dos Mbundas
Andebol: Vamos também dignificar Angola no mundial – “Maninho”

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed