Dakar (Do enviado especial) – O Petro de Luanda venceu este sábado o ASC Ville de Dakar, por 76 – 67 e está qualificado para a fase final da Liga Africana de Basquetebol – BAL, que decorre no Senegal.
Mesmo que percam domingo (4), no último dia de prova da BAL, diante do Kriol Star de Cabo Verde, os “tricolores” já estão apurados para a fase final da prova, a decorrer de 6 a 14 de Junho, em Pretória (África do Sul).
Com este triunfo, o Petro redime-se, também, da derrota ante este mesmo adversário na primeira volta, por 64 – 65.
Quanto ao jogo, o Petro começou por fazer um jogo fácil no primeiro quarto e assumiu a condição de favorito como campeão em título (2024), em que venceu por 25 -18.
No segundo quarto os angolanos efectuaram um jogo mais inteligente, com boa percentagem nos lançamentos exteriores e com Childe Dundão e Souleyman Diabaté a provocarem sucessivas faltas ao adversário.
O Petro saiu em vantagem ao intervalo de 47 – 32.
No terceiro quarto, os anfitriões entraram bem melhor ao concretizarem três ataques consecutivos contra nenhum dos “tricolores”, mas ainda assim o Petro saiu mais uma vez em vantagem em 63 – 54.
A gestão das emoções dominou o último quarto, onde o campeão africano procurava manter a vantagem e o adversário o encurtar da desvantagem sem sucesso até o fim do encontro (76 – 67).
Thiermo Niang, do Ville de Dakar, foi o melhor cestinha, com 17 pontos.
Do lado da formação angolana, o melhor cestinha foi Rigoberto Mendonza, com 14 pontos.
Três jogadores marcaram 13 pontos, respectivamente Diabate, Glofate Buiamba e Patrick Gardner.
ANGOP