Luanda – O Petro de Luanda derrotou hoje, o 1º de Agosto por 90-69, e está a um passo da revalidação do título de campeão Nacional sénior masculino de basquetebol, elevando o parcial do Play-off para três um, na melhor de sete.
Galvanizados com o triunfo de domingo, hoje os rubro–negros apresentaram-se abaixo do esperado logo nos minutos iniciais, com a fragilização defensiva visível e a disputa pelo título nacional.
O Petro a jogar na condição de visitada, pressionado com a derrota no dia anterior, circulou mais a bola o que não acontecia do lado contrário Aboubakar Gakou, que andou com menos acções nos jogos anteriores foi transmitindo confiança aos demais ao comandar o jogo exterior e ressaltos, prestação que permitiu os “tricolores “ sair em vantagem de 28 -14.
No segundo quarto o 1º de Agosto, apresentou índices de cansaço do duelo anterior, situação que favoreceu o adversário ampliou q diferença pontual a saída para o intervalo 56 – 37.
Com erros na maneira de defender os ” militares ” não conseguiam para Yanick Moreira, por baixo da tabela mesmo com as sucessivas correcções do treinador Lazare Adingono.
Vislumbrados com a vantagem tranquilizadora, os campeões em título optaram por todos lançarem o que resultou na consolidação do placar 82 -51.
O último quarto mau jogo de ambas equipas sucessivas perdas de bola, percentagens abaixo de 5% nos lances com os do eixo-viário cientes da vitória e o 1º de Agosto, em busca da recuperação e tentar perder por menos.
Sem deixar de acreditar, Fábio António, Elcane Paca tentaram jogar de maneira descontraída mas a vitória estava consumada desta por 90 -69.
Yanick Moreira, com 23 pontos foi o melhor cestinha da partida disputada no pavilhão da Cidadela.
O quinto jogo acontece quinta-feira, as 18 horas e em caso do triunfo podem conquistar o título, em sua posse desde 2019.
Nos primeiros duelos os “ tricolores” venceram 89-78, 81-79 e perderam por 95-86.
Árbitros: Francisco Tando, Claúdio Eiuba,António Samuel
1º de Agosto: Tiago Fernandes (11), Valdemar Avelino (3), Jerónimo Luís (00), Milton Valente (11), Marcelo João (8), Fábio Domingos (C) (12), Hermenegildo Santos (4), Eliseu João (00), Bamba Cissé (6), Joel Pinto (00), Edmilson Inglês (11), Elcane Paca (3)
Treinador: Lazare Adingono
Petro de Luanda: Gerson Domingos (7), Eduardo Simão (00), Yanick Moreira (C) (23), Levy Miguel (00), Childe Dundão (7), Keneth Manuel (4), Souleyman Diabate (4), Cleusio Castro (5), Aboubakar Gakou (17), Pape Badji (2), Glofate Buiamba (9), Rigoberto Mendonza (12)
Treinador: Sérgio Valdeomillos
ANGOP