Mbanza Kongo – Vinte e três cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), dos quais 13 do sexo feminino, foram, quinta-feira, detidos pela Polícia de Guarda Fronteiras na província do Zaire, por tentativa de violação do perímetro fronteiriço da região com este país vizinho.
Os referidos imigrantes ilegais impedidos pela polícia do Zaire foram interpelados e detidos nos postos fronteiriços do Kinguvo, Marco-12, Mpozo, Luvo, Ntoyo e Nóqui.
De acordo com a porta-voz interina do Comando Provincial da Polícia Nacional no Zaire, inspector Kediamosiko Helena, os estrangeiros em causa estavam acompanhados por dois menores.
O grupo destes indivíduos, segundo a fonte, foi detectado pelo sistema de vigilância e monitoramento instalado recentemente ao longo do perímetro fronteiriço da província do Zaire com a RDC.
Na ocasião, os efectivos da 3ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteiras no Zaire apreenderam, também, quantidades consideráveis de produtos da cesta básica e detergentes, por tentativa de fuga ao fisco.
Entre os produtos que estavam a ser transportados em quatro motorizadas de três rodas, constam 27 sacos de fuba de milho, oito de arroz, 10 de peixe seco e 60 sacos de Omo.
A província do Zaire partilha 310 km de fronteira com a região do Congo Central (RDC), através dos municípios do Luvo, Nóqui, Cuimba e Soyo.
ANGOP