Luena – A melhoria das políticas nacionais de produções agrícolas são fundamentais para a garantia da auto-suficiência alimentar no país, considerou, esta terça-feira, no Luena, na província do Moxico, o especialista em segurança alimentar Valdemiro Simões.
Dentro das políticas agrícolas, estacou a necessidade da melhoria contínua das vias de comunicação e da mecanização da prática agrícola no país.
Ao dissertar sobre a Construção de Sistemas Agro-alimentares Resilientes, no terceiro ciclo de consulta pública para a elaboração da Estratégia Nacional de Reconversão dos Sistemas Alimentares em Angola (2026-2036), defendeu maior abertura da banca angolana no acesso ao crédito às iniciativas do sector agrícola.
Disse que a limitação dos recursos financeiros aliada à instabilidade econômica inibe a produção, por isso, defendeu alinhamento das políticas para a construção de um sistema agro-alimentar com maior produtividade e processamento da produção.
Por seu turno, o agricultor Alberto Mucanda apontou o excesso de burocracia no acesso aos programas agrícolas, concessão de terra como pontos que não facilitam a sustentabilidade do sector.
Já o regedor Raimundo Mwacanhica, afirmou que o governo deve apostar na criação de mecanismos eficientes de incentivo à produção agrícola.
O governo realiza em todo país o terceiro ciclo de consulta pública para a elaboração da Estratégia Nacional de Reconversão dos Sistemas Alimentares em Angola (2026-2036), resultante da Cimeira de chefes de Estados e de Governos sobre o desenvolvimento da agricultura em África, realizada em Janeiro último, no Uganda.
ANGOP