PR surpreendido com iniciativa do Qatar sobre conflito na RDC

Luanda – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse, esta quinta-feira, em Luanda, que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, manifestou-se surpreendido com a iniciativa do Qatar em juntar, em Doha, os presidentes Paul Kagame, do Rwanda, e Felix Tshisekedi, da RDC.

O encontro de Doha em que o Qatar mostrou forte iniciativa, ocorreu no mesmo dia em que estava previsto, em Angola (que actua como mediador do conflito), o início do diálogo de paz directo entre as delegações da RDC e dos rebeldes do Movimento 23 de Março (M23), apoiado pelo Rwanda.

E​m declarações à imprensa, no balanço da visita, à capital angolana, do presidente da Comissão da União Africana (CUA), Mahmoud Ali Youssouf​, o diplomata​ angolano ​considero​u que todos os esforços para a resolução de conflitos são bem-vindos, mas que ​”os problemas africanos deveriam ter resolução africana​”.

“Nós ficamos de facto estupefa​cto​s pelo encontro entre o​s presidente​s, que aconteceu exa​ctamente no dia em que a República Democrática do Congo (RDC ) enviou uma delegação, a Luanda, para o encontro com o M23​”, salientou.

Segundo o governante, o continente tem todos os mecanismos​, pois há muito​ investimento​ nas organizações supra regionais​, sobretudo as ligadas à procura de solução para esta situação do conflito entre a RDC e o Rwanda.

Comissão da União Africana

Sobre a visita do presidente da ​CUA, disse que se ​centrou em questões de paz e segurança no continente africano, bem como nas ​linhas ​gerais da Presidência de Angola na União Africana​.

Mahmoud Ali Youssouf, antigo ​ministro dos Negócios Estrangeiros do Djibuti, assumiu recentemente o cargo de ​presidente da Comissão da União Africana (UA), sucedendo​Moussa Faki.

A ​CUA está sediada em Addis Abeba, capital da República Democrática Federal da Etiópia e é o órgão executivo responsável pela administração diária da União Africana.

Como ​presidente da ​comissão​, Mahmoud Ali Youssouf desempenha funções de ​director Executivo, representante legal e gestor orçamental da ​comissão.

É responsável por implementar as decisões dos órgãos da União Africana, promover os seus objectivos e coordenar programas e políticas com as Comunidades Económicas Regionais.

Supervisiona, igualmente, o funcionamento da sede e de outros escritórios da União, assegurando a conformidade administrativa e financeira geral.

O mandato do Presidente da Comissão é de quatro anos, renovável uma vez, e a sua eleição é feita pela Assembleia da União Africana.
Mahmoud Ali Youssouf lidera uma equipa composta por um vice-presidente e oito comissários, cada um responsável por áreas específicas como paz e segurança, assuntos políticos, infra-estrutura, energia, entre outras. ​

ANGOP

Compartilhe:

Angola e Brasil têm relações fortes e promissoras
UNITA acusa governo de descontrolo no combate a cólera

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed