Lubango – A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, lançou, este domingo, na cidade do Lubango, província da Huila, um apelo aos angolanos para que a paz continue a ser um denominador comum no país.
Carolina Cerqueira falava à imprensa à margem da missa comemorativa do Jubileu dos 25 anos de episcopado de Dom Gabriel Mbilingi, a assinalar-se no dia seis do mês em curso.
A presidente da AN frisou que os angolanos devem sentir-se orgulhosos pelo facto de Angola ser um dos poucos países africanos onde reina a estabilidade, a paz e uma comunhão de homens e mulheres engajados em levar o país para o desenvolvimento e para a prosperidade.
“Não é por acaso que dentro de um mês o Presidente da República, João Lourenço, será o Presidente da União Africana e certamente a paz vai ser a linguagem de Angola durante o seu mandato”, realçou a líder da Casa das Leis.
Carolina Cerqueira aproveitou a ocasião para encorajar Dom Gabriel Mbilingi a continuar a ser um homem da fé, da palavra, da acção e defensor das liberdades, dos direitos humanos, da prosperidade e da felicidade dos angolanos.
A líder do parlamento angolano disse sentir-se lisonjeada em partilhar esta importante data, por ter sido uma prova evidante da igreja vibrante, participativa, inclusiva, que ficou patente nas várias manifestações de fé e culturais demonstradas, maioritariamente por jovens e crianças.
Relativamente à agenda da Assembleia Nacional, adiantou que continuará a ser pautada pelo respeito pela pluralidade, pelas instituições e pela ética, ao serviço dos angolanos.
Durante a missa de celebração dos 25 anos do episcopado de Dom Gabriel Mbilingi foi apresentado um retracto da vida e obra episcopal do Arcebispo Metropolitano do Lubango.
A missa contou ainda com as presenças de deputados, membros do governo e fiéis de vários pontos do país.
Dom Gabriel Mbilingi é o actual arcebispo do Lubango, cargo que ocupa desde 2009.
Natural da província do Bié, já ocupou, entre outros cargos, o de presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) durante seis anos, de Novembro de 2009 a Novembro de 2015.
Nascido a 17 de Janeiro de 1958, foi ordenado diácono em Outubro de 1983 e sacerdote em Fevereiro de 1984.
ANGOP