Luanda – A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, recomendou ao Ministério da Saúde para ampliar os espaços de lazer dos hospitais, a fim de conferir um internamento das crianças e respectivas famílias de forma mais tranquila.
Segundo a responsável, a medida ajuda a amenizar a ansiedade e o stress que a hospitalização pode causar.
Ana Dias Lourenço realizou, nesta segunda-feira, em Luanda, uma actividade na “brinquedoteca” do Hospital Materno-Infantil Azancot de Menezes, com as crianças ali internadas com o objectivo de desejar-lhes rápida recuperação, uma vez que, infelizmente, passarão a quadra festiva internadas.
Durante o evento, a Primeira-Dama confraternizou com as crianças e procedeu a entrega de bens diversos, entre os quais brinquedos e materiais de apoio para recém-nascidos.
Segundo a responsável, as “brinquedotecas” das dez unidades hospitalares visitadas no âmbito do “Programa Roda do Amor”, por ela implementado, são muito pequenas.
“Vamos pedir à Ministra que nos próximos hospitais que o Executivo construir, possa nos dar uma sala maior para termos uma “brinquedoteca” onde todos podem caber”, frisou a Primeira-Dama na actividade que contou com a participação de crianças provenientes dos lares Kuzola, Remar e Misfron.
Por outro lado, Ana Dias Lourenço mostrou-se satisfeita com o trabalho que às direcções das unidades sanitárias materno-infantis têm prestado para o bem-estar das crianças.
“Quero aproveitar este momento, para agradecer aos profissionais de saúde, todo o apoio que têm prestado a esta iniciativa da Roda do Amor, especialmente por entenderem que a humanização dos cuidados de saúde das crianças também passa por brincar, rir, trocar olhares e cantar, como garantia de maior sucesso na sua recuperação.
A Roda do Amor, direccionada às crianças na primeira infância e em idade escolar, foi concebida pela Primeira-dama da República, há 8 anos, e pretende incutir valores como responsabilidade, estima, compaixão, solidariedade, alegria, harmonia, assim como sensibilizar sobre a importância do desenvolvimento sadio e harmonioso da criança em todos os domínios, em particular, no domínio da saúde física e mental.
O mesmo tem como lema “Roda do Amor – Cuidar da Saúde para Crescer Melhor”, e alerta as crianças e toda a sociedade angolana sobre a importância de zelar pelos cuidados de saúde e o bem-estar emocional, pois os sentimentos e as emoções também influenciam na saúde e no tratamento de doenças.
No decurso do ano 2024, foram equipadas 10 “brinquedotecas” em unidades hospitalares das províncias de Luanda, concretamente sete, do Cunene, do Cuanza-Sul e do Cuanza-Norte.
ANGOP