Ondjiva – Luanda- O director do gabinete para o Desenvolvimento Económico do Cunene, Felisberto Hisimungula, apelou, esta sexta-feira, aos jovens da província do Cunene à participarem no projecto “SonaJovem 5.0”, que visa identificar e concretizar ideias de negócio em soluções práticas.
O projecto SonaJovem lançado em 2024, numa iniciativa da Sonangol, visa aprovar e financiar 50 ideias tecnológicas de negócios de jovens, dos 18 a 40 anos de idades, e transformar em acção empreendedora capaz de gerar desenvolvimento e crescimento económico.
Ao intervir no acto de apresentação do projecto na província do Cunene, o director destacou a iniciativa da Sonangol, que prevê financiar projectos e ideias criativas, inovadoras e adequadas à realidade da província nos domínios da agricultura, pecuária, turismo e cultura.
“Vivemos épocas em que a inovação, a capacitação e o acesso às oportunidades, são factores determinantes ao desenvolvimento social e económico sustentável, daí que o SonaJovem 5.0 surge para responder este desafio”, referiu.
Por este facto, afirmou que estão reunidos micro-empreendedores, pequenos e médios empresários, cooperativas, estudantes de diferentes instituições, para estarem melhor informados a respeito do acesso ao financiamento dos projectos inovadores.
Por sua vez, a delegada regional sul da Sonangol Distribuição e Comercialização, Mónica Alves, disse que o projecto Sonajovem 5.0, tem como finalidade impulsionar a criatividade empreendedora dos jovens angolanos.
A responsável pediu a máxima participação e melhor aproveitamento do projecto, por ser uma oportunidade para transformar ideias e sonhos em realidade, numa visão de contribuir para o crescimento económico.
“Gostaria de ver seleccionados e financiados ideias
das províncias do sul de Angola, sobretudo do Cunene”, salientou.
O projecto “SonaJovem 5.0”, a ser apresentado nas 21 províncias, já abrangeu Luanda, Malange, Zaire, Lunda Sul e Cunene, com objectivo identificar, capacitar e acelerar ideias e startups de alto impacto capazes de fortalecer o ecossistema empreendedor angolano.
A implementação do programa de carácter importante pela Sonangol, enquadra-se no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) e dos objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
ANGOP