Secretário de Estado apela à reflexão sobre saneamento ambiental

Soyo – O secretário de Estado para o Ambiente, Yuri Walter de Sousa Santos, apelou, esta segunda-feira, no município do Soyo, província do Zaire, para uma reflexão profunda da sociedade angolana sobre o saneamento ambiental.

Ao intervir na abertura do seminário sobre “educação ambiental”, o Secretário de Estado disse ser urgente encarar a abordagem do saneamento ambiental com maior determinação, numa altura em que Angola se depara com um surto de cólera.

O responsável apontou o acesso à água potável por parte da população, o tratamento adequado de resíduos e uma forte campanha de educação ambiental das comunidades, como estratégias para a preservação do meio ambiente e prevenção de doenças.

Seminários do género decorrem em todo país e estão inseridos no Plano Operacional Multissectorial de Resposta ao surto da cólera.

Em declarações à imprensa, a directora nacional do Ambiente, Hassana Hayza Fragoso Lima, que apresentou o tema a “estratégia nacional de saneamento”, disse ter transmitido a necessidade da educação das comunidades no sentido de se absterem em fazer as necessidades fisiológicas ao ar livre.

Informou que o ministério do Ambiente está a propor aos Governos provinciais, no âmbito da sua estratégia de combate à cólera, a realização de campanhas de sensibilização e educação nas comunidades sobre as medidas de prevenção deste surto que assola o país desde Janeiro do ano em curso.

Ao discursar em representação do Governo do Zaire, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso, disse que este encontro se reveste de particular importância, numa altura em que o país enfrenta o desafio de combate à cólera que na sua opinião exige acções coordenadas.

Apelou, na ocasião, à observância rigorosa das medidas de prevenção da cólera por parte da população da região.
Participaram nesta actividade, que decorreu no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico do Soyo, membros do Governo provincial, administradores municipais, estudantes de escolas técnicas locais da saúde, docentes, entre outros convidados.

ANGOP

Compartilhe:

Governo distribui hectares de terras para produção agrícola
Representantes do Estado angolano negam participação acionista na CIF Angola

Destaques

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Comentários recentes