Samba Cajú – O sector agrícola no sector do Mussabo, comuna do Samba Lucala, município de Samba Cajú, potencial no cultivo de café e cereais, está aberto ao investimento privado, para o desenvolvimento local.
A região do Mussabo faz parte do perímetro irrigado do Luinga, potencial do sector agrícola no cultivo de cereais com maior predominância do arroz.
Em entrevista, quarta-feira, à Angop, o regedor do sector, Zacarias Cândido, informou que a região também é potencial no cultivo de batata rena, milho, massambala, feijão, mandioca, e ginguba, em grande quantidade.
Na época colonial, a região abastecia o mercado nacional e o excedente era exportado.
Zacarias Cândido apontou igualmente a reabilitação da estrada de acesso à localidade numa extensão de 25 quilómetros como um dos principais anseios da população para permitir o escoamento da produção local.
A falta de água potável, construção de mais escolas e centros de saúde foram entre outras preocupações apresentadas pela população.
Entretanto, de acordo com o administrator municipal adjunto de Samba Cajú, Domingos Rodrigues, os trabalhos de reabilitação da estrada de acesso ao sector de Mussabo, a partir, da sede municipal começaram no mês de Novembro e foram já reabilitados nove dos 25 quilómetros previstos.
Quando ao sector agrário, indicou que a Administração municipal adquiriu dois tractores para apoiar agricultores familiares com vista ao aumento da produção.
O sector de Mussabo, que dista a 25 quilómetros da sede municipal de Samba Cajú, pertence à comuna de Samba Lucala e conta com uma população estimada em sete mil habitantes.
ANGOP