Sector das telecomunicações assinala passos para digitalização da economia

Luanda – A adesão do país aos cabos submarinos internacionais, a Rede Nacional de Banda Larga em Fibra Óptica e o Programa Espacial Nacional foram apontados, esta sexta-feira, entre os passos que o sector das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação tem marcado para a digitalização da economia e outros serviços, tendo em vista à diminuição da infoexclusão.

As “etapas” foram referenciadas pelo ministro de tutela, Mário de Oliveira, aquando do lançamento da 5ª edição do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola “Angotic 2025”, assinalando ainda os projectos de expansão da cobertura móvel nacional Angola Digital, Angola Online e Conecta.

O governante destacou igualmente os diferentes programas de formação levados a cabo no país e no estrangeiro, que têm permitido o aumento do número de cidadãos com acesso à internet e aos serviços digitais.

Relativamente ao Angotic 2025, previsto para 12 a 14 de Junho próximo, disse pretender-se que o evento seja “um momento de celebração da trajectória gloriosa do sector”, um percurso que segue a tradição das formas de comunicação à longa distância, de elevada importância histórica para o país.

Perspectiva-se inovar, adoptando um paradigma que reflecte as melhores práticas usadas em eventos do sector à escala mundial, segundo o governante, que fez uma incursão dos 49 anos do sector nos domínios das telecomunicações e comunicação social.

O próximo Fórum Internacional de Tecnologias e Informação e Comunicação “Angotic 2025” terá como lema “50 anos a comunicar, modernizar e a desenvolver Angola” e reserva a abordagem de temas ligados à conectividade, inteligência artificial, DNA digital, cibersegurança e criação de confiança nas empresas.

A edição anterior, em 2024, reuniu 128 startup e um total de 100 empresas, que expuseram diferentes projectos tecnológicos, e contou com mais de 13 mil visitantes.

Para o próximo evento prevê-se superar os números do ano transacto, bem como a participação de empresas líderes mundiais do ramo tecnológico, como a Amazon e Meta Platforms, esta última detentora do Facebook, Instagram e WhatsApp.

O ANGOTIC é um evento global de tecnologias de informação e comunicação, promovido pelo Governo angolano, que visa a promoção de debates em torno de temas actuais, globais e futuros das TICs, a par da partilha de conhecimentos e facilitação de networking para entidades governamentais, expositores e especialistas.

Trata-se maior evento internacional de tecnologias, comunicações e inovações promovido pelo Executivo.

O acto de lançamento da 5ª edição foi marcado com a entrega de prémios às startups vencedoras do último fórum.

ANGOP

Compartilhe:

Angola paga 3,72 biliões de kwanzas da dívida
Angola afasta Ghana do CAN e paga dívida de 2010

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed