SIC apresenta cidadã sul-africana por tráfico de droga

Cacuaco – O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou, hoje (segunda-feira), em Luanda, uma cidadã sul-africana, de 41 anos de idade, por tráfico de cocaína, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, proveniente da cidade de São Paulo/Brasil com destino a cidade de Cape Town, África do Sul, seu país de origem, a referida cidadã foi interceptada pelos efectivos do SIC e outros agentes destacados nas instalações aeroportuária com 20 quilogramas de drogas em sua posse.

Em declarações a imprensa, o porta -voz do SIC – Geral, Manuel Halaiwa, explicou que a droga encontrava-se em duas malas, escondida em 13 casacos impermeáveis, separadas em 26 pacotes envolvidos em folhas de alumínio de formas a dificultar a vistoria no aparelho de raio X.

Segundo a fonte, a mesma foi orientada por um cidadão de nacionalidade nigeriana que em caso de sucesso da operação, receberia como recompensa 30 mil Rand sul-africano.

Esclareceu que nos meses de Junho e Novembro do corrente ano, a passageira sul-africana embarcou para os mesmos destinos e na terceira tentativa foi detida no território angolano, sem confirmar se havia transportado a mesma substância ilegal.

Na mesma ocasião, foram também apresentados quatro cidadãos, um nacional de 26 anos de idade, detido por integrar uma rede criminosa, envolvida na subtracção fraudulenta de mais de 500 milhões de kwanzas da conta bancária de uma empresa com recurso ao Internet banking e dois cidadãos estrangeiros, de nacionalidade Guineense, de 28 anos de idade, comerciante e um luso angolano, de 54 anos, em posse de 45 mil dólares norte-americanos e 41 mil euros.

Os indivíduos foram detidos durante uma acção operativa no momento de embarque de passageiros com destino ao Dubai e França, quando pretendiam sair do país com os valores monetários dissimulados em calçados e em roupas no interior de duas malas.

Em Angola, os cidadãos nacionais e estrangeiros são autorizados a sair e entrar no território nacional com 10 mil dólares americanos em numerário, devidamente declarados as autoridades aduaneiras.

ANGOP

Compartilhe:

Governo anuncia requalificação da cidade do Dundo
SIC apreende mais de quatro milhões de Kwanzas falsos

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed