Simpósio Global da OACI com participação de Angola

Luanda – O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, destacou esta segunda-feira, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), a importância do sector da aviação para o desenvolvimento económico e social do país.

O governante falava numa mesa redonda, no 4º Simpósio Global da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), durante a qual abordou três eixos fundamentais, nomeadamente, diversificação e crescimento económico, desenvolvimento de infra-estruturas e capacitação de recursos humanos.

De acordo com Ricardo de Abreu, citado numa nota do pelouro a que a ANGOP teve acesso, a aviação desempenha um papel central na diversificação da economia angolana, promovendo o comércio, o turismo e o investimento, o que contribui para um crescimento sustentável.

Quanto às infra-estruturas, evidenciou que o país fortaleceu a conectividade doméstica e internacional, consolidando a sua posição como um hub regional de aviação, com a inauguração do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN) e a certificação de três aeroportos regionais.

Lembrou, no entanto, que Angola lançou uma iniciativa estratégica para a formação da próxima geração de profissionais da aviação, focada na qualificação técnica, igualdade de género e oportunidades para a juventude.

O Simpósio Global da OACI (GISS), cujo termo está previsto para hoje, tem como foco os temas sustentabilidade e inteligência artificial na aviação, abordando desafios como a produção de combustíveis alternativos de baixo carbono e a integração segura de novas tecnologias no sector aéreo.

O mesmo reúne mais de 1.500 participantes, incluindo representantes dos 193 Estados-membros da OACI, dirigentes e especialistas nas áreas do transporte, aviação e energia, contando com 150 oradores, entre peritos, funcionários governamentais e CEO de empresas líderes nestes sectores estratégicos.

Paralelamente, realiza-se o Mercado Global de Aviação Sustentável (GSAM 2025), uma exposição inovadora que envolve empresas internacionais especializadas em aviação, energia e tecnologia avançada.

A participação de Angola no fórum reforça o compromisso do país com o progresso e a inovação na aviação civil, consolidando parcerias estratégicas para o futuro do sector.

ANGOP

Compartilhe:

JMPLA prevê plantar mais de três mil árvores na Caála
Cimeira sobre Inteligência Artificial com participação de Angola

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed