WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira um decreto relacionado à inteligência artificial para “tornar os Estados Unidos a capital mundial da inteligência artificial”, disse seu assessor a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca.
O decreto estabelece um prazo de 180 dias para que um Plano de Ação de Inteligência Artificial crie uma política “para sustentar e aprimorar o domínio global de IA dos EUA a fim de promover o florescimento humano, a competitividade econômica e a segurança nacional”.
Trump também disse a seu conselheiro de IA e assistente de segurança nacional para trabalhar na remoção de políticas e regulamentações do ex-presidente Joe Biden.
Trump revogou na segunda-feira um decreto de 2023 assinado por Biden que buscava reduzir os riscos da inteligência artificial para consumidores, trabalhadores e segurança nacional.
O decreto de Biden exigia que os desenvolvedores de sistemas de IA que representassem riscos à segurança nacional dos EUA, à economia, à saúde pública ou à segurança compartilhassem os resultados dos testes de segurança com o governo dos EUA, de acordo com a Lei de Produção de Defesa, antes de serem divulgados ao público.
(Reportagem de Trevor Hunnicutt)