WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que deseja que o Departamento de Educação federal seja fechado imediatamente.
Trump afirmou na semana passada que gostaria de fechar o Departamento de Educação com um decreto, mas reconheceu que precisaria do apoio do Congresso e de sindicatos de professores para cumprir sua promessa de campanha.
O fechamento imediato desse Departamento interromperia a destinação de dezenas de bilhões de dólares em auxílios para escolas K-12 (até o 12º ano) e assistência para mensalidades de estudantes universitários.
Trump passou suas primeiras semanas no cargo promovendo grandes mudanças no governo federal, exigindo que funcionários federais voltassem a trabalhar nos escritórios ou pedissem demissão, buscando cortes de custos e tentando fechar agências como a Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID).
O Departamento de Educação está no topo da lista de alvos de Trump.
“Eu gostaria que ele fosse fechado imediatamente”, disse Trump a jornalistas nesta quarta-feira. “O Departamento de Educação é uma grande fraude.”
Trump propôs fechar o Departamento em seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, mas o Congresso não se pronunciou. A agência emprega 4.245 pessoas e gastou U$251 bilhões no ano mais recente.
(Reportagem de Nandita Bose e Kanishka Singh; reportagem adicional de Andy Sullivan e Trevor Hunnicutt)
Por Nandita Bose e Kanishka Singh
Reuters