Ucrânia diz que Rússia violou seu próprio cessar-fogo de três dias e o chama de “farsa”

KIEV (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia disse na quinta-feira que a Rússia violou repetidamente seu próprio cessar-fogo de três dias horas após o início e chamou a iniciativa de “farsa”, enquanto Moscou disse que Kiev continuou com os combates.

No entanto, houve uma queda na atividade de combate depois que o cessar-fogo anunciado pelo presidente russo, Vladimir Putin, entrou em vigor na madrugada de quinta-feira, com uma pausa nos ataques de drones e mísseis que sacudiram as cidades ucranianas no início da semana.

“Previsivelmente, o ‘cessar-fogo do desfile’ de Putin provou ser uma farsa”, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, no X, referindo-se à trégua que coincide com o desfile de 9 de maio na Praça Vermelha de Moscou para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.

“As forças russas continuam atacando em toda a linha de frente”, escreveu Sybiha. “Da meia-noite ao meio-dia, a Rússia cometeu 734 violações do cessar-fogo e 63 operações de ataque, 23 das quais ainda estão em andamento.”

Ele afirmou que Kiev estava notificando os Estados Unidos e os países europeus sobre as ações da Rússia.

O Ministério da Defesa russo, citado pela agência de notícias Interfax, disse que a Ucrânia, por sua vez, realizou 488 ataques contra alvos russos e tentou duas vezes romper a fronteira na região de Kursk.

Os dois lados não comentaram imediatamente os relatos de campo de batalha um do outro, o que a Reuters não pôde confirmar de forma independente.

A Ucrânia não se comprometeu a cumprir o cessar-fogo, chamando-o de ato de Putin para criar a impressão de que ele quer acabar com a guerra, que começou quando a Rússia lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022. Putin diz que está comprometido com a paz.

Um porta-voz militar ucraniano disse que a Rússia continuou os ataques em várias áreas no front oriental e os promotores disseram que duas pessoas foram feridas junto com uma mulher de 55 anos morta por bombas disparadas na região de Sumy.

Testemunhas da Reuters próximas à frente de batalha no leste da Ucrânia disseram na quinta-feira que ouviram cerca de oito disparos de artilharia e sons distantes de impactos. Em seu setor, um pequeno grupo de invasores russos tentou avançar, mas foi impedido por drones ucranianos, disseram.

No geral, o nível de atividade estava bem abaixo do normal para aquela parte do front, acrescentaram.

O cessar-fogo russo ocorre no 80º aniversário da derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, para a qual Putin está recebendo o presidente chinês Xi Jinping e outros líderes antes de um desfile militar na Praça Vermelha em 9 de maio.

A Ucrânia, assim como o Ocidente, comemora o aniversário em 8 de maio.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy marcou o dia fazendo uma rara caminhada no centro de Kiev para prestar homenagem aos soldados ucranianos mortos em um vasto monte de bandeiras ucranianas plantadas em uma borda gramada na praça central.

(Reportagem de Tom Balmforth, Christian Lowe, Elizabeth Piper, Ron Popeski e Oleksandr Kozhukhar)

Por Tom Balmforth e Yulia Dysa

Reuters

Compartilhe:

Rússia e China aumentarão cooperação para enfrentar EUA, diz declaração conjunta
Auxílio-desemprego nos EUA caem mais do que o esperado

Destaques

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Comentários recentes