Bruxelas, (Lusa) – A União Europeia (UE) anunciou hoje uma verba de 1,9 mil milhões de euros para ajuda humanitária este ano, dos quais 510 milhões se destinam ao continente africano, mantendo-se o bloco como o maior doador mundial.
A Comissão Europeia, num comunicado, destacou estarem estimadas em 300 milhões as pessoas que necessitarão de ajuda humanitária em 2025.
Os 510 milhões de euros destinados a África irão apoiar populações vulneráveis na África Ocidental e Central, Sahel, bacia do Lago Chade, noroeste da Nigéria, região dos Grandes Lagos e o Corno de África.
A esta verba junta-se ainda um montante de 95 milhões para o Norte de África e Iémen, que Bruxelas destaca ser uma região exposta a complexos desafios políticos, económicos e sociais.
Uma outra parcela de 35 milhões destina-se à África Austral e à região do oceano Índico.
A ajuda humanitária chegará ainda ao Médio Oriente, nomeadamente à Faixa de Gaza, à América Latina e Caraíbas, abrangendo países como a Venezuela e Haiti, e à região de Ásia Pacífico.
A Comissão Europeia presta ajuda humanitária desde 1992 em mais de 110 países, chegando todos os anos a milhões de pessoas em todo o mundo.
A sua assistência é prestada através de organizações humanitárias parceiras, tais como organizações humanitárias não-governamentais europeias, organizações internacionais (incluindo agências da ONU) e agências especializadas dos Estados-membros.
IG // JMC
Lusa/Fim