Bruxelas, (Lusa) – Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) e da União Africana reunem-se hoje em Bruxelas, na Bélgica, para discutir segurança, multilateralismo e migrações.
A reunião entre UE e União Africana é a sexta desde fevereiro de 2022 e desta vez serão discutidas a “paz e a segurança”, o multilateralismo e a prosperidade para os dois blocos, assim como “populações, migrações e mobilidade”, de acordo com a informação disponibilizada pelo Conselho da UE.
A reunião vai ser encabeçada pela alta-representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Kaja Kallas, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, Tete António, que também é o responsável pelo conselho executivo da União Africana.
Numa altura de “volatilidade geopolítica”, África “é uma prioridade geopolítica” para a União Europeia, considerou a própria UE na informação que disponibilizou a anteceder este encontro.
Em simultâneo, o bloco político-económico europeu recordou que é o principal apoio para estes países africanos e que tem contribuído para investimentos naquelas nações.
“A UE e África podem ser uma força poderosa quando atuam em conjunto”, acrescentou Bruxelas.
AFE // ANP
Lusa/Fim