Uíge – Uma fábrica com capacidade para transformação de 1.700 toneladas de café/ano começa a funcionar, antes do final deste ano, no município sede da província do Uíge, visando contribuir para o fomento, industrialização e comercialização dessa cultura.
A província conta com duas fábricas transformação de café, em funcionamento nos municípios do Uíge e Negage.
A nova fábrica de café, instalada a cerca de 15 quilómetros da cidade do Uíge, num campo de 25 hectares de café plantados e cinco de cacau, foi visitada hoje, sexta-feira, pelo governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha.
Em declarações à imprensa, proprietário do empreendimento, Manuel Rodrigues, disse que a fábrica conta com áreas de armazenamento, descasque, torrefacção, embalagem, moagem, empacotamento de café, entre outros espaços.
O empreendimento da empresa M. Rodrigues Construções contou com um orçamento avaliado em 800 milhões Kwanzas, financiado no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
Informou ainda que cerca de 100 mil mudas produzidas na estação local começam a ser distribuídas aos produtores locais, a partir do próximo mês de Outubro.
Por sua vez, a vice-governadora do Uíge para o sector Político, Económico e Social, Sónia Arlete, disse que a entrada em funcionamento da fábrica, neste ano, vai aumentar a transformação local do café .
A região prevê colher, este ano, mais de dez mil toneladas de café, num esforço desenvolvido por mais duas famílias que se dedicam-se à produção dessa cultura. NM/JAR
Por: Angop.