Huambo – A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) no Huambo está entre as seis instituições públicas angolanas vencedoras do Iº Concurso de Financiamento de Projectos das Instituições de Ensino Superior, no âmbito do Edital nº 001/TEST/2024.
O concurso que a UJES está entre as vencedoras trata-se de uma iniciativa estruturante do Governo angolano, co-financiada pelo Banco Mundial e pela Parceria Global para a Educação (GPE), com um orçamento global de 200 milhões de dólares norte-americanos, para melhorar a qualidade e a relevância.
A informação foi prestada, esta quarta-feira, à imprensa, pela reitora da UJES, Virgínia Lacerda Quartin, depois de ser homenageada pelos funcionários da instituição universitária e das unidades orgânicas, pelo facto de ter sido distinguida como uma das 100 mulheres mais influentes em Angola, pela revista O Telegrama.
Disse que os resultados do concurso dos seis seleccionados, entre as 19 candidaturas e 31 projectos submetidos por instituições públicas de ensino superior de todo o país, foram divulgados na última sexta-feira (9).
Explicou tratar-se das universidades do Namibe, José Eduardo dos Santos, Rainha Njinga Mbandi, assim como os institutos superiores politécnicos do Bengo, de Ciências da Educação de Benguela e do Cuanza-Sul, que vão beneficiar, cada, de um apoio financeiro de até 3,05 milhões de dólares norte-americanos.
Virgínia Lacerda Quartin disse que o objectivo passa pela elevação da qualidade da formação dos estudantes, promover maior equidade, alinhar os currículos às necessidades do mercado de trabalho e reforçar a governação e a gestão do sector.
Com a iniciativa, continuou, a UJES vai concretizar sonhos da modernização do sistema de gestão administrativa e académica, com avanços nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias, entre outros, que não tinha meios financeiros para materializar.
Sobre o facto de ter sido distinguida como uma das 100 mulheres mais influentes em Angola, pela revista O Telegrama, disse ser uma honra e satisfação, o que demonstra que o género feminino está a trilhar caminhos seguros de valorização e afirmação na sociedade angolana.
A UJES, fundada em 2009, tem sob a sua tutela as faculdades de Ciências Agrárias, de Economia, de Direito, de Medicina e de Medicina Veterinária, assim como o Instituto Superior Politécnico.
A UJES já graduou, de 2013 a 2024, um total de 11 mil 350 estudantes, sendo 11 mil 129 licenciados e 221 mestres.
ANGOP