NOVA YORK (Reuters) – Mais de um quarto dos homens negros jovens afirmam que pretendem apoiar o candidato republicano Donald Trump para a eleição presidencial nos EUA, segundo pesquisa da NAACP, um grupo voltado para os direitos de afro-americanos, divulgada nesta sexta-feira.
Eleitores negros são, há tempos, o grupo eleitoral mais leal aos democratas, mas durante o mandato do presidente Joe Biden alguns negros jovens e homens negros de todas as idades perderam a fé no partido democrata. Os eleitores negros foram cruciais para colocar Biden na Casa Branca em 2020, e a vice-presidente democrata Kamala Harris espera contar com o apoio deles para conquistar a eleição de 5 de novembro.
A maioria dos eleitores negros, 63%, pretende apoiar Kamala, comparado com 13% para Trump, segundo pesquisa da NAACP, que entrevistou 1 mil eleitores negros registrados nos EUA entre 6 e 12 de agosto.
No entanto, 26% dos homens negros com menos de 50 anos disseram apoiar Trump, contra 49% de Kamala. Para homens negros com mais de 50 anos, 77% disseram apoiar Kamala.
Ao todo, 67% das mulheres negras disseram apoiar Kamala, contra 8% para Trump.
Entre os principais temas para eleitores negros está a economia, a criminalidade e a segurança pública, afirma a pesquisa. Os custos de alimentos, moradia e utilidades públicas são os principais problemas econômicos.
Para 82% dos homens negros abaixo de 50 anos, problemas econômicos estão entre os principais desafios do país hoje. A taxa cai para 75% entre mulheres de todas as idades.
Por Stephanie Kelly
Reuters