Guimarães, Braga, (Lusa) – A Universidade da ONU – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV), em Guimarães, e o Instituto de Modernização Administrativa (IMA) de Angola assinaram hoje um memorando de entendimento para cooperar nos domínios da governação e da economia digital.
O acordo foi assinado pela diretora da Universidade da ONU UNU-EGOV, Delfina Soares, e pelo diretor-geral do IMA Angola, Meick Afonso, na sede da UNU-EGOV, em Couros, Guimarães, distrito de Braga.
“O nosso desejo é que esta parceria se traduza em resultados profícuos e duradouros para ambas as partes, em benefício do desenvolvimento da governação digital. Angola tem desenvolvido um trabalho reconhecido na área da modernização da Administração Pública e é com grande entusiasmo que damos início a este acordo de cooperação, que tem como objetivo fomentar a partilha de conhecimento e boas práticas neste domínio”, destacou Delfina Soares, no final da assinatura do memorando.
Já o diretor geral do IMA referiu que a assinatura deste memorando de entendimento “é uma oportunidade para Angola, para expandir a sua base de conhecimento”.
“Penso que é também uma oportunidade para a UNU-EGOV poder utilizar a plataforma IMA para aprofundar os seus estudos. Angola está numa fase de solidificação da sua maturidade, com grandes desafios para a economia, e o advento de novas tecnologias como a Inteligência Artificial coloca-nos desafios adicionais. Não obstante os resultados alcançados até à presente data, Angola tem um grande percurso pela frente”, frisou Meick Afonso.
O memorando de entendimento define as áreas de cooperação entre as duas entidades, que incluem atividades de investigação, de capacitação, serviços de assessoria, partilha de conhecimento e redes de colaboração.
Um dos primeiros projetos a avançar, a realizar nos próximos meses, no âmbito deste memorando de entendimento, é a realização do seminário ‘Imersão sobre o Governo Digital’ dirigido aos altos dirigentes do Governo de Angola, dedicado à implementação da Agenda de Transição Digital da Administração Pública de Angola.
Este projeto visa “impulsionar a transformação digital, otimizar os processos administrativos e melhorar a eficiência dos serviços públicos”.
A UNU-EGOV centra-se na investigação, assessoria, consultoria e capacitação na área da governação digital. A sua missão é apoiar as Nações Unidas e os seus Estados-Membros nos respetivos processos de transformação digital, promovendo uma governação transparente, inclusiva e eficaz.
O Instituto de Modernização Administrativa (IMA) é o organismo público responsável por promover a modernização da Administração Pública de Angola. A sua atuação centra-se na reengenharia de processos, simplificação de procedimentos e promoção da transformação digital, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e às empresas.
JGS // MLL
Lusa/Fim