Luanda – A visita de trabalho do Presidente dos EUA, Joe Biden, de 02 a 04 do corrente, a Angola é destaque em vários órgãos de informação de várias partes do mundo, desde gigantes como a China e a Rússia.
Joe Biden chegou esta segunda-feira a Luanda com o propósito de reforçar a cooperação bilateral e multilateral.
Para o efeito, o britânico “The Times” titula, Biden visita Angola para conter influência chinesa em África.
A Rádio Televisão Portuguesa (RTP) ressalta, é a primeira visita de um presidente dos Estados Unidos a Angola.
Avança que Joe Biden tem na bagagem vários investimentos e acordos a fechar com Luanda – para o Corredor Ferroviário do Lobito, mas também para as áreas da saúde, da segurança alimentar e da agricultura.
Joe Biden aterra em Luanda, provavelmente a sua última viagem ao estrangeiro enquanto Presidente dos EUA, escreve a Voz da América.
O alemão DW informa que o Presidente dos EUA chega a Angola com objetivos económicos no centro da agenda, mas é uma viagem vista como “vitória diplomática” de João Lourenço.
Por exemplo, o “China Daily”, diário de língua chinês de inglesa noticia no seu site, “Joe Biden desembarca em Luanda com Corredor do Lobito na bagagem”.
O jornal luso Público estampa, Joe Biden inicia visita a Angola com verbas em carteira com grande foco da viagem de três dias a incidir sobre Corredor do Lobito.
Presidente João Lourenço diz que Biden vai “abrir o caminho do investimento privado americano a Angola”, continua o periódico.
Outros diários portugueses como o DN, JN e CM são unânimes em considerar histórica a viagem de Joe Biden, que se torna o primeiro presidente norte-americano a visitar Angola e o segundo a trabalhar em África.
Por outro lado, a Rádio França Internacional (RFI) dá a conhecer que o Presidente Joe Biden realiza em Angola a sua última visita de Estado.
Cita que a deslocação, dedicada ao reforço da cooperação bilateral, com o Corredor do Lobito a estar no centro da agenda, é simultaneamente a primeira visita de um chefe de Estado americano a Angola e também a última viagem de Joe Biden ao exterior na qualidade de Presidente dos Estados Unidos.
Durante a visita, o ponto mais alto será um encontro com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na terça-feira, para abordar a estratégia futura das relações de cooperação bilaterais.
No mesmo dia, Biden visita o Museu da Escravatura, onde fará um discurso para destacar a força duradoura e a relevância das relações dos EUA com Angola e África, no geral, no enfrentamento de uma ampla gama de desafios globais.
Quarta-feira, Joe Biden desloca-se à província de Benguela, onde vai tomar conhecimento da fábrica do Grupo Carrinho, bem como visitar o Porto do Lobito, uma importante infra-estrutura do Corredor do Lobito.
A agenda do Presidente Joe Biden em Benguela inscreve ainda a participação no Fórum Empresarial Angola/EUA.
O Presidente norte-americano deixa o país na quarta-feira, a partir do aeroporto da Catumbela, na província de Benguela.
ANGOP