Luanda – Os voos domésticos de Luanda para Cabinda, a partir do dia 10 deste mês, no Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), permitirão transportar 450 passageiros por dia, segundo o secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira.
Em declarações à imprensa, à margem da visita de constatação do Presidente da República, João Lourenço, às obras da linha férrea Bungo/Aeroporto e do troço rodoviário Aeroporto/Zango 5, o governante reiterou que a transportação desses passageiros resultará de quatro voos diários.
De acordo com Rui Carreira, a TAAG tem todas as condições criadas para iniciar com a operacionalização dos voos domésticos de Luanda para Cabinda e vice-versa, a partir do domingo próximo (10) no novo aeroporto.
Para o dia 10, estão previstos quatro voos de ida e volta para Cabinda, no período das 8h00 às 23h00, com uma aeronave Dash 8.400.
Entre outras condições criadas, destacou o serviço de check-in e manuseio de bagagens.
Acrescentou que os passageiros poderão aceder ao aeroporto através de autocarros, comboio e outros meios de transportes dentro do perímetro aeroportuário, independentemente do horário que os utentes embarcarem ou desembarcarem.
Realçou também que a TAAG apresentou um plano de voos progressivo, que inclui, para além de Cabinda, as províncias do Leste do país e ao município do Soyo (Zaire).
Em relação aos voos internacionais, o secretário de Estado referiu que somente em Março de 2025 começam a ser operacionalizados, com a integração de todas outras companhias aéreas.
Durante o mês de Dezembro próximo, a TAAG vai realizar os voos das rotas da região Leste (Dundo, Saurimo e Luena) e do Soyo a partir do AIAAN e, de forma progressiva, no primeiro trimestre de 2025, concluirá a transferência das demais ligações domésticas e internacionais.
Actualmente, o aeroporto recebe voos de carga e tem capacidade para transportar 130 mil toneladas de mercadoria por ano.
Inaugurado a 10 de Novembro de 2023, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto tem capacidade para mais de 15 milhões de passageiros (cinco no segmento doméstico e 10 internacionais) por ano.
A infra-estrutura tem duas pistas duplas e está preparada para receber diversos tipos de aviões, com realce para o Airbus A380, considerado a maior aeronave comercial da actualidade.
Possui também 31 mangas (ramal de acesso às aeronaves), das quais 19 para os serviços internacionais e 11 para os domésticos, além de tapetes rolantes para o depósito de bagagem, seis dos quais dedicados aos voos internacionais.
A zona de check-in conta com seis ilhas para 94 balcões, sendo 62 para o serviço internacional e 32 para o doméstico.
Ainda no quadro da fluidez dos passageiros, o Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), na zona internacional, possui 36 balcões, sendo 10 para passaporte electrónico, bem como 14 balcões para atender o segmento dos passageiros domésticos.
Neste particular, os passageiros domésticos e internacionais, acompanhados com as respectivas bagagens, beneficiarão do serviço interno de transferência, sem que para o efeito saiam do interior do aeroporto.
ANGOP