Luanda – O xadrezista angolano Lutero Santos conquistou a medalha de bronze, terceiro lugar, no Campeonato Africano de júnior, em ambos os sexos, terminado recentemente no Egipto.
Na prova, disputada no sistema suíço, com a participação de 30 xadrezistas de 13 países, o especialista angolano obteve cinco vitórias, três empates e uma derrota, totalizando 6,5 pontos.
Em masculinos, além de Lutero Santos, que evolui no núcleo de xadrez “Gigas”, Angola participou com mais dois atletas, o MF Domingos Júnior (5ª posição) e Jaime Sonhy (6ª).
Neste sector, a medalha de ouro coube a Hamed Wafa, do Egipto, com 8 pontos, seguido do seu compatriota Samir David, com 6,5, os mesmos do representante nacional.
O combinado nacional, liderado pelo MI David Silva (título obtido em 2014), contou com a participação da MF Jemima Paulo (7ª colocada com 5 pontos) e Felícia Felicidade (8ª, com 4,5 pts).
A Candidata a Mestre (CM), a argelina Chahrazed Djerroud, com 6,5 pontos, foi a campeã na classe feminina, seguida da MI egípcia, Alegria Cigano, com 6,5 pontos.
Na terceira posição ficou a egípcia Dema Alá, com 6,5, num universo de 14 atletas.
O evento continental em juniores contou com representantes do Egipto, Angola, Argélia, Gâmbia, Guiné Equatorial, Quénia, Líbia, Nigéria, África do Sul, Senegal, Sudão, Tunísia e Uganda.
Recorde-se, Angola já conquistou o CAN neste sector com Adérito Pedro, Erikson Soares, David Silva, Esperança Caxita, Maria Domingos e Luzia Pires.
ANGOP