Zelenskiy diz que Ucrânia tem provas de que China está fornecendo artilharia à Rússia

KIEV (Reuters) – A Ucrânia tem informações de inteligência que mostram que a China está fornecendo artilharia e pólvora para a Rússia, disse nesta quinta-feira o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

“Acreditamos que os representantes chineses estão envolvidos na produção de algumas armas no território da Rússia”, disse ele em uma coletiva de imprensa em Kiev, capital da Ucrânia. Zelenskiy não especificou se estava se referindo a sistemas de artilharia ou projéteis.

A alegação provavelmente abalará as relações entre Kiev e Pequim, já tensas pelo fato de a Ucrânia ter tornado pública a captura de cidadãos chineses que lutavam pela Rússia. Até o momento, a China tem tentado manter uma percepção externa de neutralidade na guerra de três anos provocada pela invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia.

A Ucrânia já havia pedido à China que usasse sua influência sobre a Rússia para levá-la à paz.

“Já temos fatos sobre esse trabalho da China e da Rússia para fortalecer suas capacidades de defesa”, disse Zelenskiy, expressando sua consternação ao dizer que o presidente chinês, Xi Jinping, havia prometido a ele que Pequim não venderia ou forneceria armas a Moscou.

(Reportagem de Anastasiia Malenko)

Compartilhe:

Trump: Teremos um acordo comercial com a China
Secretária de Estado defende reforço das políticas centradas na juventude

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed