Huambo – Cento e 51 mil 933, 08 toneladas de produtos agrícolas diversos foram colhidos na primeira época agrícola no município do Huambo, mais 40 por cento comparativamente a igual período anterior, informou, segunda-feira, a directora local da Agricultura, Augusta Domingos.
A responsável falava à imprensa no final do I Conselho de Auscultação da Comunidade, orientado pelo administrador do município do Huambo, Francisco Jamba Kata, tendo considerado como positiva a safra, principalmente de produtos agrícolas como milho, feijão, tomate, repolho, beringela, couve, para além da massambala e do arroz em pequena escala.
Disse que nesta primeira época, entre Setembro e Dezembro do ano transacto, as culturas foram feitas em mais de 84 hectares.
Augusta Domingos afirmou que dos agricultores controlados foram assistidas 120 cooperativas, 117 associações, 35 fazendeiros, igual número de quintas e 218 escolas de campo.
Informou que para a presente campanha agrícola (2024/2025) receberam 12 mil 480 sacos de fertilizantes, dos quais 10 mil 480 são de adubo 12/24/12, 900 de ureia e igual número de sulfato de amónio, distribuídos às cooperativas, associações, escolas de campo, entre outras famílias envolvidas
Relativamente à segunda época agrícola, que decorre de Fevereiro a Maio do corrente ano, Augusta Domingos disse que se prevê uma boa safra, sobretudo no cultivo de hortaliças, feijão, jimboa, cana-de-açúcar, entre outros.
Para além da campanha agrícola, o I Conselho de Auscultação da Comunidade abordou, ainda, o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), programa de combate à pobreza, situação epidemiológica do município e o saneamento básico.
ANGOP