Governo reafirma aposta no empreendedorismo digital

Luanda – O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Ângelo Miguel João, ressaltou, esta terça-feira, em Luanda, a contínua aposta do Governo angolano no empreendedorismo digital nacional, para o fomento da empregabilidade e aumento das receitas fiscais.

O dirigente fez esse compromisso com o empreendedorismo digital nacional durante a sessão temática número 36, promovida pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, referindo que essa aposta consta do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027, mais especificamente na Política de Comunicações e Aceleração Digital.

Para tal, disse que as startups têm sido acompanhadas ao sair das incubadoras, de modo a alinhá-las às disponibilidades do mercado em termos de investimentos, ao mesmo tempo que trabalham com câmaras de comércio de vários países que declararam intenção de investir neste segmento.

“Vamos continuar a identificar na cadeia de valor de operacionalização e incorporação das startups oportunidades para assegurar que este tecido da economia de facto tenha espaço para florescer e ter o seu devido espaço no ecossistema económico nacional”, vincou.

Falou do projecto Conecta Angola, lançado em 2023 para tornar mais acessível aos angolanos, contando, neste momento, com 23 sites instalados. Acrescentou que a iniciativa beneficia, até ao momento, 356 mil habitantes.

Quanto ao projecto ”Ilumina Angola”, lembrou que vai implementar o “roaming” nacional e a Rede Nacional Banda Larga.

Por outro lado, Ângelo Miguel João deu a conhecer que o projecto Rede Nacional de Banda Larga, também constante no PDN, prevê recuperar 1 970 km, estando a taxa de execução situada em aproximadamente 10%.

A sessão temática, inserida no programa do Executivo de reforço da relação com os cidadãos, centrou-se na abordagem do Programa de Desenvolvimento das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.

Durante o encontro, orientado pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, foram aflorados os traços gerais do Plano de Desenvolvimento Nacional do sector.

ANGOP

Compartilhe:

Secretária de Estado defende reforço das políticas centradas na juventude
Angola pode acolher africano de ginástica em 2028

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed