Lula demite diretor da Segurança Social após caso de corrupção

Brasília, (Lusa) – O Presidente brasileiro, Lula da Silva, demitiu o diretor da Segurança Social na sequência de uma operação hoje da Polícia Federal que desmantelou um alegado esquema de corrupção que terá defraudado em quase mil milhões de euros os pensionistas.

A informação sobre a demissão do diretor da Segurança Social do Brasil consta de uma atualização no Diário Oficial da União.

Alessandro Stefanutto, que assumiu a presidência em 2023 da Segurança Social, assim como outros cinco funcionários públicos já tinham sido suspensos dos seus cargos durante seis meses, por decisão judicial anunciada logo após a operação.

“A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram hoje a Operação Sem Desconto, com o objetivo de combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões”, lê-se no comunicado da Polícia Federal.

A operação mobilizou 700 agentes da PF e 80 auditores da CGU para cumprir 211 buscas, confiscar bens acima de 150 milhões de euros e executar seis prisões preventivas no Distrito Federal e em 13 estados.

A investigação detetou desvios de pelo menos 6,3 mil milhões de reais (cerca de 980 milhões de euros) da conta de reformados e pensionistas, entre 2019 e 2024.

As autoridades receberam pelo menos 130 mil denúncias de pensionistas que tiveram os seus recursos retirados irregularmente.

Os recursos eram alegadamente descontados dos contracheques dos reformados e desviados através de onze empresas ou órgãos que tinham convénios com a Segurança Social.

“Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais”, sublinhou a Polícia Federal.

MIM // RBF

Lusa/Fim

Compartilhe:

Bolsonaro notificado do julgamento no hospital onde está internado
Basílica de São Pedro reabre para fiéis se despedirem do papa

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed