Saurimo – A Federação Angolana de Futebol (FAF) suspendeu hoje, terça-feira, a realização de jogos do Campeonato Nacional de futebol da 1ª divisão (Girabola 2024/25), no Estádio das Mangueiras, em Saurimo.
A suspensão do jogo no Estádio das Mangueiras vem expressa no comunicado da FAF, que ressalta das más condições do recinto quando recebe chuvas, com incidência no último jogo, entre Desportivo da Lunda-Sul e Wiliete de Benguela.
O comunicado refere que o Estádio das Mangueiras não irá receber as últimas partidas que estavam agendadas. Em reacção, o presidente da direção do Clube Desportivo da Lunda-Sul, Miguel Ipwupwu, apelou ao engajamento de todas as forças vivas da sociedade para intervenção necessária ao Estádio, de formas a voltar a ser palco de jogos.
Explicou que a FAF tomou tal decisão em função das últimas situações que têm ocorrido no campo das Mangueiras, com realce ao jogo contra o Petro Atlético e Wiliete de Benguela. Afirmou que o campo está desprovido de um sistema consistente de drenagens de águas, o que tem dificultado algumas partidas na época de chuva.
O responsável disse que trabalhos paliativos têm sido feito, em função das recomendações do órgão reitor do futebol.
Miguel Ipwupwu adiantou que como alternativa, é negociar com a direcção do Sagrada Esperança e Bravos do Maquis, para cederem e realizarem as últimas jornadas restantes.
Por sua vez, o presidente da Associação Provincial de Futebol (APF), Fernando Calupeteca, lamentou o sucedido e solicitou a FAF que fosse tomada tal decisão no fim do campeonato, para não atrapalhar a direcção do Desportivo.
Para o director do gabinete provincial da Juventude e Desportos, Nelson Muiuca, lamentou igualmente o sucedido e apelou a sinergia de todos adeptos, empresários a ajudarem o Governo na mitigação deste problema.
Actualmente, o Desportivo da Lunda-Sul está com 33 pontos e o 10º da tabela classificativa do Campeonato Nacional.
ANGOP