Luanda – O Petro de Luanda contratou o extremo sul-africano, Samkelo Cele, para a final, em “play-offs”, da Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em inglês) sénior masculina, a decorrer de seis a 14 de Julho, no pavilhão Sun Beat Arena, em Pretória, África do Sul.
Segundo uma matéria veiculada, neste domingo, na página do Facebook do clube, o antigo jogador do Cape Town Tigers, Samkelo Cele é um dos primeiros activos confirmado para a fase final da prova, restando ainda uma vaga por preencher por um jogador extra-continental.
De 28 anos de idade e 1,94m, o atleta vai colmatar a vaga deixada pelo nigeriano EJ Anosike, que efectuou apenas três jogos na Conferência Sahara, tendo falhado os últimos três por lesão.
Cele, que chegou a ser seleccionado para disputar a NBA Summer League, é um dos mais versáteis a jogar em África. Agora será liderado pelo técnico “tricolor” Sérgio Valdeomillos.
Recorde-se, o campeão africano em título conta já para esta prova africana com o poste egípcio Patrick Gardner, melhor marcador da equipa, com 81 pontos, na fase de qualificação.
Os estrangeiros ao serviço do Petro de Luanda são: o Ivoiriense Souleyman Diabate, o dominicano Rigoberto Mendonza, e o senegalês Pape Badji, todos a jogarem o Campeonato Nacional, onde a equipa está nas meias-finais.
O representante angolano ao evento continental garantiu o apuramento para a fase final da BAL, depois de ter ficado na segunda posição da Conferência Sahara, que decorreu em Dakar (Senegal) de 26 de Abril a quatro de Maio.
A Conferência Sahara contou ainda com a participação do Monastir da Tunísia (1.º classificado), bem como o Kriol Star, de Cabo Verde, e o anfitrião ASC Ville, de Dakar.
ANGOP